terça-feira, 21 de junho de 2011

O início do fim... Projeto final!


É, estamos na contagem regressiva. Está chegando o fim do semestre e com ele está chegando o projeto final. Vimos muitas coisas sobre o Coral-Sol e a visita à Ilha Grande nos ajudou muito, mas isso não quer dizer que fiquei calma, já que eu tinha uma base para produzir. Nada disso, muito pelo contrário. Tive várias crises de choro e de desespero por causa desse projeto. A primeira tentativa foi desastrosa, não só pela ideia, mas pela representação gráfica.
Depois de analisar e ser corrigido pela Dani, mudei todo o projeto. Fiquei mais satisfeita e um pouco menos tensa, mas chegou a hora de produzir. Tudo ia muito bem até chegar a hora da representação gráfica e, de novo, foi o meu pequeno obstáculo. Mas resolvi fazer a mão. Não ficou aquela maravilha, mas era o que eu tinha de melhor. Mas, caso o meu projeto fosse um dos selecionados, eu mudaria a representação, afinal, a qualidade na apresentação de um projeto é tudo.
A minha inspiração foi este pufe aqui debaixo:


Quando eu o vi pela primeira vez eu achei muito parecido com o Coral-Sol depois de recolhido, que é assim:

Como o meu mapa mental foi baseado na Família => União => Reação decidi fazer um tapete onde pudesse reunir todo esse ramo. Como? A reação seria a ação de “pisar” na representação do que poderia ser o Coral-Sol. E a união e família seriam todos juntos, já que, muitas famílias se reúnem nos tapetes de suas casas para ter um momento de relaxamento e de união.
Então, para entender melhor, vamos ver o vídeo do projeto
Depois de tanta choradeira, noites sem dormir, não tem como eu não gostar do meu  projeto final. Acho que consegui passar a minha idéia.




Avaliando o período como um todo, posso dizer, com a absoluta certeza que me surpreendi. O que foi nos passado não foram trabalhos, mas desafios e quando você consegue cumprir um desafio que voce julgava difícil e com ótimas conclusões de você mesma, não tem como não se sentir realizada. Como diria a canção "Se chorei e se sofri, o importante é que emoções eu vivi...".








Produto absurdo


Missão: criar um produto que não existe, mas que tenha relação com o famoso Coral-Sol e um capítulo do livro do “A força dos modelos mentais” do Yoram Wind.
O primeiro passo era fazer um mapa mental do capítulo:


Depois tínhamos que fazer outro mapa mental com uma das ramificações do mapa anterior e a partir daí desenvolver o nosso produto.
Aqui está o segundo o mapa mental:


Com Intuição => Reação => Rapidez criei o meu produto totalmente absurdo. Seriam gotas que eram jogados nas pobres vítimas do Coral-Sol e, com a aproximação dele, eles ficariam invisíveis, assim o Coral-Sol não poderia se estabelecer naquele local.
Amostrando a minha ideia as minhas amigas, muitas me falaram que gostariam de ter o meu produto, o Gotitas Invisibles, e ficarem invisíveis quando tivessem problemas ou quando quisessem se esconder de alguém. Depois que elas me falaram isso, achei interessante a ideia e tive que concordar. Hehehehehe
Bom, aqui está o comercial do produto:



E aqui está a peça promocional do produto:


Eu gostei do resultado final do meu produto. Acho que consegui fazer um produto absurdo que tivesse uma função direta com o projeto e o Coral-Sol e, caso existisse, seria uma ótima solução para o projeto.

O doce que PODERIA ser amargo

 No início do período quando nos foi informado de todos os trabalhos que deveríamos fazer, nenhum foi mais intrigante e me chamou mais atenção que o do doce. Eu nunca poderia imaginar ter que fazer um doce como trabalho na faculdade de Design. Mas com o passar do período, chegou o dia de fazer o tal doce.
Fiz o mapa mental para o doce e ele ficou assim:
Pra variar, fiquei desesperada porque não sabia como fazer um doce que representasse o Coral-Sol. Depois de conversar com minha tia e uma prima que sabem cozinhar bem, chegamos à conclusão de fazer um doce, mas o mais doce possível. O por quê? O Coral-Sol é belo, mas muuuuito perigoso ao ecossistema e o doce seria muito gostoso, mas perigoso aos diabéticos. Gostei da linha que segui, mas ainda não era a idéia perfeita para mim.
Cheguei a pensar em fazer Cupcakes, mas misturar uns bem bonitos e chamativos e outros no meio mais simples, mas que representassem o perigo, assim a beleza dos outros ia esconder o perigo. Gostei dessa ideia, mas tive problemas na execução dos cupcakes. Então, vendo “Fúria de titãs” vi a Medusa e percebi que era ela quem eu queria.
O por quê a escolhi? A beleza da Medusa camufla o seu perigo. Não podemos apreciá-la, não queremos por perto porque ela pode ser altamente prejudicial, e quem é assim? O Coral-Sol!
Aqui estão as fotos de como ficou o bolo.

              Depois de ver o bolo pronto eu não poderia ficar mais satisfeita. Não pelo bolo em si, mas pela idéia que tive. Pensei que eu nçao fosse conseguir passar direito a minha ideia, mas acho que, mesmo nervosa durante a apresentação, todos conseguiram entender o meu propósito.

Obs: Como o roteiro deste trabalho ficou gravado no meu computador que está ruim, não pude coloca-lo aqui e, por isso, expliquei desde o início a minha ideia e porque decidi fazer este trabalho desta maneira. =/

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Vamos brincar de colar?

Nesta aula tivemos que levar várias imagens e colá-las no biombo. Eu adorei o resultado. O colorido de todas as imagens juntos ficou lindo.

Na aula seguinte tivemos que usar a sombra das imagens para formar desenhos. O primeiro que fiz ficou um pouco estranho. Na segunda tentativa ficou melhor e ele está aqui embaixo.
À partir deste desenho, tivemos que fazer um mapa mental que está aqui

e fazer um link com a foto que levamos. A minha foi uma foto de uma das pessoas que mais amo na vida, meus avós.

Fazendo um link do mapa mental com a foto, desenvolvemos o objetivo e a justifica para poder produzir um banco.
Aqui estão:

Objetivo: Demonstrar que o amor fraternal pode durar por muitos anos.
Justificativa: Tudo na vida pode ter um fim, mas o amor que temos por aqueles que são da nossa família pode durar por décadas.

Confesso que, tentei, fiz vários croquis, mas não consegui desenvolver nenhum banco com esta relação. Pensei em fazer um que fosse parecido com uma árvore e que desse conotação a uma árvore genealógica, mas não ficou muito boa. Fiquei muito presa a esta ideia e talvez este tenha sido o meu maior obstáculo a fazer esse produto. Infelizmente, esse problema me venceu. =-(

Mapeando a Camila


Nesta aula tivemos que selecionar imagens que a encontrássemos nas revistas e que a gente achava que tinha a nossa cara e com elas íamos montando um mapa mental sobre nós mesmos. Assim ficou o meu:

Neste mapa mental você pode saber um pouco mais de mim, dos meus gostos e do que faço. Acho que, o ramo que diz muito sobre mim é a foto do bebê, da mulher grávida e da palavra “Love”. Este ramo, para mim, representa a minha família e o meu desejo de construir uma. Gerar uma vida é o meu maior desejo e sonho e a foto do bebê e da grávida resume isso.
Interiores, meu sonho sendo realizado. Tudo o que envolve Design de Interiores me encanta e não poderia fiar de fora do meu mapa.
Corinne Bailey Rae, Coldplay, House e Ryan Reynolds fazem parte do meu mundo no qual eu amo. Séries, filmes e música. Amo².
E lá vem o meu cérebro gordo novamente, mas eu não consigo resistir a um camarão, água e chocolate, principalmente, Sonha de valsa.
Não consigo viver sem tecnologia. Amo tirar fotos, navegar na internet e aparelhos novos. É o resultado do mundo em que vivemos. Não podemos ficar parados vendo as coisas acontecendo. Vamos acompanhar o mundo e seus avanços.
Amo animais, principalmente cachorros, mas esse me lembrou o Baldochi, um cachorro que eu tinha e era muuuuuito parecido com este. Lindo demais. Sinto saudades dele.
Musculação e natação. Minha nova realidade. No início eu não gostava, mas tive que aprender a gostar, até porque, é um aliado muito importante para mim neste momento de mudanças.
Perfumes, maquiagens e afins. Me cuidar, me valorizar.
Isso é um pouco de mim.